segunda-feira, 24 de maio de 2010

Faq

O que é Contabilidade?

Acontabilidade é uma ciência que tem por objetivo o controle do patrimônio de pessoas físicas ou jurídicas, tem seus tramites próprios, respeitando o método das partidas dobradas.

Qual é a viabilidade de uma empresa optante do Lucro Presumido passar para Lucro Real? Pagará menos impostos?

A empresa optante pelo Lucro Presumido deverá antes de alterar sua forma de tributação e verificar junto com a contabilidade a viabilidade desta alteração através de um planejamento tributário. Já verificamos que o PIS é um dos impostos, que no caso da opção ao Lucro Real, implica em carga tributária maior, mesmo depois da MP66, pois a alíquota do Lucro Real e de 1,65% e do lucro presumido é de 0,65%. A empresa deverá verificar a carga tributária de uma forma de tributação e da outra, para depois optar pela que ofereça carga tributária menor.
Solicite um "Planejamento Tributário " de sua empresa e veja a melhor viabilidade na forma de opção federal a ser adotada.
Lembramos que a forma de tributação é adotada no ato do pagamento da primeira guia no ano corrente.

O que representa Amortização Acumulada?

Representa a conta que retifica o valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente; a redução do valor contábil será calculada anualmente através laudo pericial, é conta redutora do Ativo, tem saldo credor.

O que é ativo?

É o conjunto das contas que representam os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Contas do ativo têm saldo devedor, exceto as redutoras do ativo que apresentam saldo credor.

O que é ativo circulante?

Representa os direitos de curto prazo, ou seja, até realizáveis até o término do exercício social seguinte. Dinheiro em caixa ou em bancos, direitos e valores a receber duplicatas, estoques etc.

Juros pagos sobre saldo de contas garantidas e limites de cheques especiais são deduzidos para calculo de PIS?

A MP66 foi clara ao mencionar que juros sobre empréstimo de terceiros para pessoas jurídicas poderão ser abatidos na base de calculo para PIS. Aplicam-se nesse item o s juros cobrados no cheque especial e contas garantidas, que são teoricamente empréstimos efetuados no banco.

Quem tem direito ao abono do PIS?

A Lei nº 7.859/1989 e a Lei nº 7.998/1990 asseguraram o recebimento do abono anual, no valor de um salário mínimo vigente na data do respectivo pagamento, aos empregados que:

a) perceberem de empregadores, que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o programa do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), até 2 (dois) salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado, e que tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 (trinta) dias no ano-base;

b) estejam cadastrados há pelo menos 5 (cinco) anos no Fundo de participação PIS/PASEP;

De que é composto o ativo disponível?

Composto pelas contas que representam a disponibilidade (liquidez) imediata, o disponível e composto pela s contas caixa, bancos conta movimento, aplicações de liquidez imediata e numerários em trânsito.

O que representa o ativo diferido?

Representa os gastos com a pré-organização da empresa, reestruturação societária, juros pagos aos acionistas antes das operações ou em desenvolvimento de pesquisas que objetivam em períodos futuros gerar receita operacional, neste caso o que foi gasto é um direito da empresa a ser amortizado anualmente, a partir do início das operações.

O que representa o ativo permanente?

Representa os bens e direitos da empresa, com objetivo de gerar ganhos ou que estejam relacionados com a operacionalidade e manutenção, não existe prazo e realização ou a intenção de venda.

O que é ativo realizável a longo prazo?

São os direitos da empresa que vencerão após o término do exercício social seguinte. A conta empréstimos a sócios e acionistas, mesmo com prazo estabelecido será classificada no ARLP.

O que é avaliação do ativo?

É o procedimento utilizado para apresentar o valor real do ativo, pode ser
pelo preço de aquisição ou valor de mercado, dos dois o menor, ou pelo Método de Equivalência Patrimonial para os investimentos em coligadas / controladas, o resultado desta avaliação será apresentado no Balanço Patrimonial.

O que é balanço patrimonial?

É uma demonstração contábil onde é apresentada a situação econômica/ financeira da empresa, normalmente ao final do exercício social, é composto pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, sendo que o Ativo é igual ao Passivo mais o Patrimônio Líquido.

O que são contas de resultado?

São as contas que compõem a Demonstração do Resultado do Exercício
(receitas e despesas).

O que representam as contas patrimoniais?

Representam os elementos ativos, passivos e patrimônio líquido (bens,direitos, obrigações e patrimônio líquido).

Onde são classificadas as contas redutoras do ativo?

São classificadas no ativo, possuem a particularidade de ter saldo
credor, o que não quer dizer que sejam negativas.

Onde são classificadas as contas redutoras do passivo?

São apresentadas no passivo com saldo devedor, reduzindo o valor contábil do grupo. Por exemplo, deságio na venda de debêntures, juros a transcorrer e custo de Resultado de exercícios futuros.

O que são as contas redutoras do patrimônio Líquido?

São as contas que reduzem o valor do PL, representadas por capital a integralizar, prejuízos acumulados, ações em tesouraria.

Qual o objetivo da demonstração de lucros / prejuízos acumulados?

Tem por objetivo demonstrar a movimentação da conta de lucros ou prejuízos acumulados, ainda não distribuídos aos sócios titular ou aos acionistas, revelando os eventos que influenciaram a modificação do seu saldo.

O que é regime de caixa?

É o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente ...


Referências

http://www.assecon.com.br/pr.php

http://www.scribd.com/doc/3110304/Contabilidade-Dicionario-de-Termos-Contabeis

http://www.sistemacontabilidademg.com.br/perguntas.asp#Fiscal

Nenhum comentário:

Postar um comentário